19 janeiro 2006

Sinergia para a redução do esforço em conjunto

Patos e gansos selvagens que voam em bando são bons exemplos de sinergismo, porque a formação em “V”[16] produz um ganho de eficiência mecânica. Assim, em conjunto eles voam com menos esforço e aumentam a capacidade para vôos de longa distância. Os grandes gansos do nordeste dos EUA, instintivamente, viajam milhares de milhas em perfeita formação “V” com mais eficiência do que voando sozinhos.[18]

Se quisermos desenvolver um trabalho em conjunto com o aproveitamento do esforço mútuo, semelhante ao bando de gansos, precisamos nos conhecer mais.

É importante que se conheça pessoas com quem se trabalha a ponto de se saber do que elas gostam, como passam o tempo, quais são seus valores e em que são mais hábeis.

Aprender sobre as pessoas é uma forma eficaz de conseguir relacionamentos com intensidade suficiente para aumentar a capacidade de mudar e de administrar melhor a conseqüência das mudanças, aumentando assim a capacidade da equipe “voar distâncias maiores”.

Trecho do livro "Sinergia fator de sucesso nas realizações humanas", cuja visão geral do conteudo pode ser obtida em http://primparagsinerg.blogspot.com
[16]GEDNEY, Larry. Why Birds Fly in Vees. Article #559. Alaska Science Fórum, 1982. acessado em 15/11/2001.
[18]ROZELL, Ned. Formation Flying makes Migration Less of a Drag. Article #1248. Alaska Science Fórum, 1995.