12 janeiro 2006

Fazer mais do que "mais rápido"

Nos últimos anos, com o advento do microcomputador, grandes transformações se verificaram no âmbito da informática, que tornaram viáveis econômica e operacionalmente usos considerados anteriromente injustificáveis.

A nova tecnologia fez emergir (a multimídia computacional) formas de combinar textos, imagens, sons, voz, música e movimentos que provocam, nas mentes mais inquietas, perspectivas de utilização do computador inimaginadas ha uns 2 anos atras.

Tudo isso nos levara a formas de conduzir o processo “Processo Ensino - Aprendizagem” nunca pensadas e uma consequente necessidade de redefinir as linhas pedagógicas existentes. Certamente teremos que conhecer com mais profundidade as nossas formas de aprender, para desenvolver novos métodos de aprendizagem que possam melhor aproveitar as tecnologias emergentes.

Dessa forma estaremos usando a tecnologia para amplificar capacidades e não apenas para fazer o que sempre fizemos de forma mais rápida. Isto demanda obviamente um esforço criativo muito maior, pois teremos que imaginar como fazer as coisas de uma forma diferente para aproveitar o máximo a capacidade computacional disponível. Tudo em benefício de uma aprendizagem mais eficiente e eficaz.

Notas de aula do professor Sérgio Lins Março de 1987