12 janeiro 2006

Especialistas e Generalistas

Como qualquer tecnologia, a da informática, requer especialização para ser melhor aproveitada. Onde há necessidade de especialização, existirá o problema da definição do grau de extensão e do nível de profundidade desejável para cada caso.

O filosofo Ralph Barton Perry costumava dizer que o especialista conhece cada vez mais em relação a cada vez menos, atá chegar a perfeição de entender quase tudo sobre nada; ao passo que o generalista conhece cada vez menos em relação a cada vez mais, até saber praticamente nada sobre tudo. Similarmente nos mundos da educação e da informatica ha diferencas cada vez mais marcantes nas funções do especialista e do generalista tanto nos ambientes empresariais como academicos.

Nos mesmos níveis de organização, um tem que lidar com operações e atividades diferentes, visando a solução dos mesmos problemas. Hoje, nas organizações, cada vez mais informatizadas, tanto especialista quanto generalistas tem funções vitais a desempenhar. Quando estas funções tem que ser integradas para a solução de problemas, surge a necessidade urgente da comunicação.

Pela falta de um conjunto de regras de ataque, um problema poderá ser resolvido pela metade ou complicado sem necessidade compromentendo assim o atingimento dos objetivos.

Notas de aula do professor Sérgio Lins Março de 1987