03 dezembro 2005

Tipo 3 - Aprendizagem em Cadeia

A complexidade do processo de aprendizagem para atingir este nivel ja é bem maior, pois envolve uma sequencia de ações coordenadas correspondente a uma cadeia harmoniosa de aprendizagem e tipo 2.

Existem casos em que deve ser aprendida em cadeia uma determinada sequencia ou ordem de ações, por exemplo: dar um laco no sapato, manejar um trator, seguir uma receita de cozinha.

Este tipo de aprendizagem é considerado por Skinner apenas uma série de ligações estimulo-resposta (tipo 2). Outros autores, como os configuracionistas (Gestalt) o consideram uma visãode conjunto, ou configuração, em que cada etapa é apenas uma parte do todo, que é aprendido como globalidade.

Este é o caso do usuario de sistema que apos aprender a ligar o seu computador pessoal, aprende a selecionar a aplicação desejada e acomandar calculos e operações elementares sem no entanto ser ainda capaz de analisar os resultados.

Este tambem é o caso de uma pessoa que aprende a consultar um catalogo telefonico ou uma lista alfabetica de localidades, regiões ou assuntos, sem necessariamente ser capaz de tomar decisões relacionadas aos dados coletados.

Notas de aula do professor Sérgio Lins - Março de 1987