22 dezembro 2005

Maestria pessoal

Apesar de maestria não ser fácil de definir, o conceito representado por esta palavra pode ser percebido imediatamente em qualquer uma de suas possíveis modalidades.

Mesmo apresentando-se de muitas maneiras, a maestria segue princípios comuns à busca pela excelência. Pode-se dizer que não é uma meta ou um fim, mas é altamente gratificante quando encarada como um caminho a seguir.

Muitos acham que para trilhar o caminho até chegar neste ponto é necessário um passaporte que só pode ser adquirido pelas pessoas nascidas com capacidades especiais. Acontece, porém que a maestria não é privilégio de quem tem dotes especiais, nem de quem começou cedo a percorrer a trilha.

Maestria é algo ao alcance de todos que estiverem dispostos a enfrentar os desafios inerentes à conquista e manutenção da excelência em todas as atividades que realiza, marcando assim uma presença dignificante em todos os ambientes que freqüenta, com destaque para o local de trabalho. Dentro deste conceito, pode-se dizer que o exercício da maestria nos levaria a pensar em trabalho como algo nobre, dignificante e realizador com afirma o poeta Kahlil Gibran:
"Trabalho... É construir uma casa com carinho, como se quem você ama fosse viver nela. É carregar todas as coisas que você faz com um suspiro de sua própria emoção. Trabalho é o amor que se pode ver."