03 dezembro 2005

Importância da Psicopedagogia

Para o processo "ensino-aprendizagem" torna-se imporante considerar algumas teorias psicopedagógicas cujo entendimento podera levar a geração de novas ideias sobre cursos e cuja aplicação conduzira os alunos a um maior interesse sobre o assunto e uma maior aceitação da forma interativa que o mesmo esta sendo conduzido. Deve-se considerar:

  • As teorias de Gagne para que possamos especificar o nivel de aprendizagem desejado em cada caso.
  • As teorias de Ausubel para formar o embasamento da aprendizagem significativa e para que possamos avaliar os aspectos sociais da aprendizagem.
  • Os principios de Skinner para um melhor entendimento da instrução programada linear e o aperfeiçoamento da mesma com as ideias de ramificação de Crowder.
  • O metodo da descoberta à luz das ideias de Bruner para que possamos explorar as vantagens dos cursos avancados onde os alunos interagem com o sistema para despertar a curiosidade, aceitar o desafio de aprender cada topico de um determinado assunto.
  • Não poderemos deixar de falar de Piaget, pois sem ele, dificilmente existiriam muitas dessas ideias e teorias mencionadas.
  • As ideias de Rogers serão abordadas devido a sua importancia na aplicação da tecnica de compreensão de linguagem natural aos dialogos de orientação não diretiva aplicados a aprendizagem.

Notas de aula do professor Sérgio Lins Março de 1987